quarta-feira, 27 de junho de 2012

Historinha Missionária : O Saco de Carvão

O pequeno Zeca chegou da escola muito irritado, chutando tudo.

Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.
Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:

- Pai estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim para ele.

Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta, calmamente, o filho que continua a reclamar:

- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos.
Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.

O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado.
 
Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:
- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu para ele.
Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:

- Filho como está se sentindo agora?

- Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.

O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala:

- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.

O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos.
O pai, então, lhe diz ternamente:
 
- Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mau que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, a sujeira, os resíduos ficam sempre em nós mesmos.


 
Sugestão:
 
Para refletir sobre o sentido desta história com as crianças, podemos fazer a seguinte dinâmica:
* Leve guache preto ( irá substituir o carvão)
* Peça para cada criança pensar nas coisas ruins que já fez ou até mesmo desejou para alguém.
* Para cada pensamento, a criança deverá sujar seus dedinhos com guache
* Coloque uma vasilha com água no centro da sala.
* Fazer uma reflexão sobre como está " a nossa mãozinha"...
* Após um momento de reflexão, explique que aquela água é o amor e a misericórdia de Deus que, apesar dos nossos erros, Ele sempre nos perdoa.
Peça, então, para cada criança lavar as mãos e perceber o que acontece quando nos arrependemos das coisas erradas que fazemos.
O amor de Deus apaga toda a sujeira que há em nós e nos deixa limpinhos de novo.
 
 
 
Visuais feitos por Leidiane, a Leidinha....
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com

A Felicidade é uma caixinha


Felicidade é uma caixinha pequena que insistimos em guardar escondido para um dia usarmos. Todos os dias acordamos pertinho dessa caixa, mas com nossos sonhos mais loucos vamos guardando a caixinha nos lugares mais altos, cada vez mais longe de nossas mãos.

Algumas pessoas andam com essa caixinha nas mãos diariamente e quando encontram o primeiro obstáculo amassam a caixinha com reclamações e choro de quem nem ao menos tentou lutar.

Outras pessoas carregam a caixinha da felicidade na bolsa, usam como arma, na empresa, na escola e na rua com os amigos descarrega a caixinha mostrando seu melhor sorriso, mas quando chegam em casa, na hora do convívio com sua família guardam a caixinha e fecham a cara, o mau humor é a sua marca registrada em casa.

Existem pessoas que carregam a sua caixinha de felicidade e nem sabem que a possuem, são os verdadeiros amigos, a pessoa amada, filhos, ou o emprego que elas não se cansam de reclamar. Só percebem que possuíam a caixinha da felicidade quando a perdem, quando conseguem afastar todos de sua vida porque passaram o tempo todo correndo atrás do "ouro dos tolos".

E tem aqueles que buscam encher a sua caixinha com um monte de tranqueiras numa corrida desesperada para encontrar em algum bem material a sua paz. Essas pessoas colocam na caixinha carros de luxo, apartamentos que nunca vão utilizar por completo, casas e mais casas que nunca vão morar, bebidas caríssimas, roupas que valem 500 cestas básicas, anéis e colares que nem cabem na caixinha. Acabam indo para o "caixão" sem poder levar nada de bom, nada de eterno...

E você? Onde você guarda a sua caixinha da felicidade? Ela anda sempre com você, ou você a coloca sempre nos lugares mais distantes? felicidade para você é viver este dia ou somente quando possuir aquela casa, aquele carro, aquela pessoa, aquele filho, aquele..., aquela, isso, aquilo.
Aprenda que a felicidade é uma caixinha, e está onde você quiser levar, use a diariamente, seja educado, evite reclamações, ouça mais as pessoas, preocupe se um pouco com o mundo a sua volta, descubra que todos tem problemas e as vezes bem maiores que o seu, esforce se mais, lute mais um pouco, não desista, não permita que algo ou alguém roube a sua paz.
A felicidade é uma caixinha que você pode levar para onde quiser, se eu fosse você, não a largaria por nada desse mundo.
Pense nisso e tenha um ótimo dia!!!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Palitoches para contar histórinhas

Olá amiguinhos, olhem só o que achei no blog EBI ( blogdaebi.blogspot.com )... achei super interessante e por isso estou partilhando com vocês... minha cabecinha já está cheia de idéias para colocar em prática,com esse recurso que meus amigos do blog EBI ensinaram, pode ter certeza que as crianças irão se encantar com os personagens das historinhas...
Então vamos lá, mãos a obra pra fazer os palitoches...
beijos...
Preparando os Palitoches para as historinhas
Que tal prepararmos os personagens para contar a história da semana para as crianças?
Tenho a certeza de que será um recurso visual muito legal e elas vão amar!!!
Você vai precisar de EVA, palito para churrasco, olhinhos móveis (se não quiser, poderá pintar com tinta ou caneta permanente), caneta permanente, tesoura, cola quente, um pedaço de tecido, agulha e linha.
Primeiro, cole as partes da cabeça (veja os moldes acima). Cole o palito para churrasco atrás da cabeça e faça um reforço com um retângulo de EVA.
Agora vamos fazer a roupinha... dobre o tecido ao meio, costure ou cole a lateral com cola quente (pelo avesso), depois, usando linha e agulha, faça o franzido na parte de cima para colarmos no pescoço do boneco
Desvire a peça e cole como mostra abaixo
Depois é só colar as mãozinhas na roupa...
Olha só o cego que foi curado ... faça as pálpebras com EVA para colar com fita dupla face nos olhos dele e depois retirar...

E aqui: Pedro, André e o cego que ficou curado... todos esperando a historinha começar !!!
Os materiais utilizados são sugestões, você poderá substituí-los por papel colorido, cartolina, pratinho descartável, papel crepon ou TNT (para a roupinha), enfim, o importante é você se empenhar em fazer o melhor para o Senhor Jesus e abençoar suas crianças!!!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Simples assim...

    Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.

Um segredinho sobre a Bíblia...

Vocês lembram daquele versículo da Bíblia que diz: “Nem só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que vêm da boca de Deus.”? Essa frase que Jesus repetiu no deserto quando estava sendo tentado, confirma que o mais importante na vida de uma pessoa, não é o dinheiro, a bicicleta, a roupa ou qualquer outra coisa, mas sim tudo aquilo que vêm de Deus.
Por isso, amiguinhos, em nossas vidas, a Palavra de Deus tem que ter um lugar especial. Ler e meditála diariamente com a ajuda do papai, da mamãe ou mesmo de um irmão mais velho, é muito importante, pois nos orientará no caminho certo, longe da violência e das drogas.
Deus, na Bíblia, nos ensina a sermos crianças de respeito, sinceras e amorosas. 
 
 UMA CARTA DE AMOR
Quero contar-lhes um segredinho: a Bíblia conta que o nosso Deus é apaixonado por nós. Ele nos ama tanto, mais tanto mesmo, que chegou a pedir para seu Filho Jesus vir morar junto de nós. É por isso que podemos chamar a Bíblia de “Carta de Amor”.
E como é gostoso nós lermos cartas de amor, não é mesmo? Eu lembro das cartinhas que minhas crianças da IAM me escrevem e colocam no meio dos meus cadernos. Eu até choro de tanta alegria quando eles escrevem: “Te amo de montão, pro...!”
Também quando lemos a Palavra de Deus sentimos muita alegria, pois Deus não se cansa de dizer que nos ama. É através desta Carta que o Papai do céu diz: “Eu amo você com amor eterno!” (cf. Jr 31,3). Um abração, meus amiguinhos!
 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Viva Santo Antonio....

Hoje dia 13 de junho, o dia de Santo Antônio. Um homem santo de fé fervorosa, amante do Evangelho e dos Sacramentos. E um pregador único! A devoção por este santo é muito grande no nosso Brasil!
SANTO ANTONIO, ROGAI POR NÓS...